Regras

3x3circuitonacional

Regras:

  1. Uma tabela (3.05m);
  2. Meio campo oficial, piso sintético (15m  largura x 11m comprimento);
  3. Três jogadores + 1 suplente (min: 3 jogadores);
  4. Jogos de 10 minutos, ou assim que uma  equipa atinja os 21 pontos;
  5. Jogado com a bola oficial Wilson 3×3;
  6. Não é garantido tempo de aquecimento, ambas as equipas devem  aquecer, simultaneamente, antes do jogo;
  7. A posse de bola inicial é definida por moeda ao ar. A equipa que  ganha a moeda ao ar pode decidir se tem  a primeira posse  de bola (check ball) ou a posse  de bola no prolongamento;
  8. No caso de prolongamento, o intervalo é de 1’;
  9. A equipa que no prolongamento consiga os primeiros dois pontos, ganha o jogo;
  10. Jogo passivo: O tempo  de ataque é de 12”, não havendo marcador eletrónico, e quando equipa não  está  deliberadamente a atacar o cesto, o árbitro deve  dar  uma  advertência  e iniciar uma contagem dos últimos 5;
  11. Stalling, o jogador  atacante não  pode  driblar  a bola  dentro do arco,  mais  de  3 segundos, de costas ou de lado para  o cesto;
  12. A seguir a cesto o cronómetro não pára,  apenas nas  faltas, violações e bolas fora. Nos descontos de tempo  e lances livres o cronometro mantém-se parado (é reiniciado após  a troca  da bola ser completada – check ball);
  13. Os cestos convertidos valem 1 dentro do arco e 2 pontos fora do “arco”, 6.75m;
  14. As faltas no ato lançamento, 1 lance livre dentro do arco ou 2 lances livres fora do “arco”;
  15. As faltas no ato de lançamento com cesto convertido, 1 lance livre, sujeitos ao ponto  16 e 17;
  16. A partir da sexta falta de equipa, as seguintes são sancionadas com LL (ver ponto  17 e ponto 18);
  17. As 7ª, 8ª e 9ª faltas de equipa, são sancionadas com 2 LL, inclusive;
  18. A 10ª falta de equipa e seguintes são sancionadas com 2 LL e posse de bola (check ball);
  19. Os jogadores não têm limite de faltas pessoais, sujeitos ao ponto  44;
  20. Os jogadores não têm limite de faltas técnicas, sujeitos ao ponto  44;
  21. Os jogadores não são excluídos com uma falta antidesportiva e falta(s) técnica(s), sujeitos ao ponto  42;
  22. As faltas técnicas são sancionadas com 1 LL, sem troca  de posse  de bola;
  23. A primeira falta antidesportivas (sancionada ao jogador infrator) implica 2 LL, sem  posse  de bola, o jogo persegue com ressalto após  o segundo LL, a partir da primeira falta antidesportiva aplica-se o ponto  24;
  24. As segundas faltas antidesportivas do jogador ou desqualificantes implicam 2 LL e posse  de bola (check ball);
  25. As faltas antidesportivas ou desqualificantes equivalem a duas faltas de equipa;
  26. Não são atribuídos lances livres após faltas ofensivas;
  27. A seguir a cesto convertido, a equipa que defende não pode  estar dentro do semicírculo de “não carga”  a defender ativamente o portador da bola, em caso  de incumprimento, a equipa recebe um aviso e na próxima vez falta(s) técnica(s) (delay of the game);
  28. A seguir a cesto convertido, a equipa que ataca recolhe a bola debaixo do cesto  e deve  retomar o jogo a driblar ou passar para  trás  do “arco” (clear the ball);
  29. A seguir a cesto convertido, a equipa que ataca deve  recolher a bola de imediato, caso  contrário é considerado delay of the game,  em caso  de incumprimento o jogo é parado, a equipa recebe um aviso e na próxima vez falta(s) técnica(s) (delay of the game);
  30. A seguir a ressalto ofensivo a equipa não tem de sair do “arco”;
  31. A seguir a ressalto defensivo, a equipa deve sair do “arco” para  poder  atacar o cesto;
  32. A seguir a desarme de lançamento ou roubo de bola, a equipa deve  sair do “arco” para poder  atacar o cesto;
  33. Considera-se estar fora do “arco” quando nenhuma das partes do corpo e bola toca  a linha limite;
  34. A posse de bola dada  a qualquer equipa após  situação de bola morta, deve  começar com uma troca  de bola – check ball – entre  a defesa e o ataque (acima do arco na zona central e superior do campo);
  35. Quando bola presa, a bola fica em posse  da equipa que estava a defender;
  36. As substituições fazem-se nos tempos de bola morta ou antes de cada  LL. O jogador  tem  que esperar fora do campo  e tocar  no jogador  que vai substituir;
  37. As substituições fazem-se pela linha de meio campo, linha paralela à tabela (ao fundo do campo), não sendo contabilizadas, nem pelo árbitro nem  pela mesa, não são permitidas substituições após  cesto  (bola viva com o cronômetro a decorrer);
  38. Coaching, não são permitidas intervenções técnicas para dentro de campo. A assistir ao jogo os “treinadores” podem  comunicar com os jogadores, o que não pode  acontecer é os jogadores interagirem, com o “treinador” ou com alguém que esteja fora do campo. Não pode  haver  comunicação de forma  visual, gestual ou verbal, em caso  de incumprimento, a primeira vez a equipa recebe um aviso, este  aviso é efetuado à equipa e nunca  ao “treinador”, a partir do primeiro aviso em todas  as restantes situações de coaching, a equipa é penalizada com falta(s) técnica(s);
  39. Os jogos podem  ser realizados com um ou dois árbitros;
  40. 39. Cada equipa só tem  direito a um desconto de tempo  (30”) por jogo. Qualquer jogador  pode solicitar desconto de tempo, apenas, numa  situação de bola morta. No caso  de haver transmissão TV poderão ser atribuídos dois descontos de tempo  de 30” na primeira oportunidade a partir dos 6:59 e 3:59;
  41. Não são atribuídos descontos de tempo após  cesto;
  42. Uma equipa perde logo o jogo, se na hora  de início não tiver três  jogadores;
  43. Uma equipa perde logo o jogo, se abandonar o campo  antes do final ou se ficar com todos  os seus  jogadores lesionados ou desqualificados;
  44. Um jogador é desqualificado com duas  faltas antidesportivas ou se praticar atos  violentos, tanto  verbal como fisicamente, fica ainda sujeito a ser excluído do evento pela organização;
  45. O critério da classificação em grupos no caso de duas  equipas empatadas, define-se tendo  em conta  os critérios seguintes:

1º Maior número de vitórias (ou ratio de vitórias no caso  de número desigual de jogos).

2º Confronto  direto (considerado apenas a vitória/derrota).

3º Média de pontos  convertidos (sem  considerar as vitórias por desistência/desqualificação).

45.1     Se após  estes 3 critérios as equipas se mantiverem empatadas a vitória será  atribuída à equipa com maior número de vitórias/pontos (em  eventos FIBA).

45.2     Quando  se verifique que uma  das equipas empatadas teve  na competição resultado de 0-2 ou que tenha cometido alguma infração cuja sanção possa  ser esse  resultado, ocupará de imediato a última posição entre  todas  as equipas com que esteja empatada.

  1. As equipas são ordenadas tendo em conta  os pontos  de classificação das equipas (soma  dos pontos  de ranking dos jogadores, antes da competição, no caso de empate a ordem  é definida de forma  aleatório.