Regras:
- Uma tabela (3.05m);
- Meio campo oficial, piso sintético (15m largura x 11m comprimento);
- Três jogadores + 1 suplente (min: 3 jogadores);
- Jogos de 10 minutos, ou assim que uma equipa atinja os 21 pontos;
- Jogado com a bola oficial Wilson 3×3;
- Não é garantido tempo de aquecimento, ambas as equipas devem aquecer, simultaneamente, antes do jogo;
- A posse de bola inicial é definida por moeda ao ar. A equipa que ganha a moeda ao ar pode decidir se tem a primeira posse de bola (check ball) ou a posse de bola no prolongamento;
- No caso de prolongamento, o intervalo é de 1’;
- A equipa que no prolongamento consiga os primeiros dois pontos, ganha o jogo;
- Jogo passivo: O tempo de ataque é de 12”, não havendo marcador eletrónico, e quando equipa não está deliberadamente a atacar o cesto, o árbitro deve dar uma advertência e iniciar uma contagem dos últimos 5;
- Stalling, o jogador atacante não pode driblar a bola dentro do arco, mais de 3 segundos, de costas ou de lado para o cesto;
- A seguir a cesto o cronómetro não pára, apenas nas faltas, violações e bolas fora. Nos descontos de tempo e lances livres o cronometro mantém-se parado (é reiniciado após a troca da bola ser completada – check ball);
- Os cestos convertidos valem 1 dentro do arco e 2 pontos fora do “arco”, 6.75m;
- As faltas no ato lançamento, 1 lance livre dentro do arco ou 2 lances livres fora do “arco”;
- As faltas no ato de lançamento com cesto convertido, 1 lance livre, sujeitos ao ponto 16 e 17;
- A partir da sexta falta de equipa, as seguintes são sancionadas com LL (ver ponto 17 e ponto 18);
- As 7ª, 8ª e 9ª faltas de equipa, são sancionadas com 2 LL, inclusive;
- A 10ª falta de equipa e seguintes são sancionadas com 2 LL e posse de bola (check ball);
- Os jogadores não têm limite de faltas pessoais, sujeitos ao ponto 44;
- Os jogadores não têm limite de faltas técnicas, sujeitos ao ponto 44;
- Os jogadores não são excluídos com uma falta antidesportiva e falta(s) técnica(s), sujeitos ao ponto 42;
- As faltas técnicas são sancionadas com 1 LL, sem troca de posse de bola;
- A primeira falta antidesportivas (sancionada ao jogador infrator) implica 2 LL, sem posse de bola, o jogo persegue com ressalto após o segundo LL, a partir da primeira falta antidesportiva aplica-se o ponto 24;
- As segundas faltas antidesportivas do jogador ou desqualificantes implicam 2 LL e posse de bola (check ball);
- As faltas antidesportivas ou desqualificantes equivalem a duas faltas de equipa;
- Não são atribuídos lances livres após faltas ofensivas;
- A seguir a cesto convertido, a equipa que defende não pode estar dentro do semicírculo de “não carga” a defender ativamente o portador da bola, em caso de incumprimento, a equipa recebe um aviso e na próxima vez falta(s) técnica(s) (delay of the game);
- A seguir a cesto convertido, a equipa que ataca recolhe a bola debaixo do cesto e deve retomar o jogo a driblar ou passar para trás do “arco” (clear the ball);
- A seguir a cesto convertido, a equipa que ataca deve recolher a bola de imediato, caso contrário é considerado delay of the game, em caso de incumprimento o jogo é parado, a equipa recebe um aviso e na próxima vez falta(s) técnica(s) (delay of the game);
- A seguir a ressalto ofensivo a equipa não tem de sair do “arco”;
- A seguir a ressalto defensivo, a equipa deve sair do “arco” para poder atacar o cesto;
- A seguir a desarme de lançamento ou roubo de bola, a equipa deve sair do “arco” para poder atacar o cesto;
- Considera-se estar fora do “arco” quando nenhuma das partes do corpo e bola toca a linha limite;
- A posse de bola dada a qualquer equipa após situação de bola morta, deve começar com uma troca de bola – check ball – entre a defesa e o ataque (acima do arco na zona central e superior do campo);
- Quando bola presa, a bola fica em posse da equipa que estava a defender;
- As substituições fazem-se nos tempos de bola morta ou antes de cada LL. O jogador tem que esperar fora do campo e tocar no jogador que vai substituir;
- As substituições fazem-se pela linha de meio campo, linha paralela à tabela (ao fundo do campo), não sendo contabilizadas, nem pelo árbitro nem pela mesa, não são permitidas substituições após cesto (bola viva com o cronômetro a decorrer);
- Coaching, não são permitidas intervenções técnicas para dentro de campo. A assistir ao jogo os “treinadores” podem comunicar com os jogadores, o que não pode acontecer é os jogadores interagirem, com o “treinador” ou com alguém que esteja fora do campo. Não pode haver comunicação de forma visual, gestual ou verbal, em caso de incumprimento, a primeira vez a equipa recebe um aviso, este aviso é efetuado à equipa e nunca ao “treinador”, a partir do primeiro aviso em todas as restantes situações de coaching, a equipa é penalizada com falta(s) técnica(s);
- Os jogos podem ser realizados com um ou dois árbitros;
- 39. Cada equipa só tem direito a um desconto de tempo (30”) por jogo. Qualquer jogador pode solicitar desconto de tempo, apenas, numa situação de bola morta. No caso de haver transmissão TV poderão ser atribuídos dois descontos de tempo de 30” na primeira oportunidade a partir dos 6:59 e 3:59;
- Não são atribuídos descontos de tempo após cesto;
- Uma equipa perde logo o jogo, se na hora de início não tiver três jogadores;
- Uma equipa perde logo o jogo, se abandonar o campo antes do final ou se ficar com todos os seus jogadores lesionados ou desqualificados;
- Um jogador é desqualificado com duas faltas antidesportivas ou se praticar atos violentos, tanto verbal como fisicamente, fica ainda sujeito a ser excluído do evento pela organização;
- O critério da classificação em grupos no caso de duas equipas empatadas, define-se tendo em conta os critérios seguintes:
1º Maior número de vitórias (ou ratio de vitórias no caso de número desigual de jogos).
2º Confronto direto (considerado apenas a vitória/derrota).
3º Média de pontos convertidos (sem considerar as vitórias por desistência/desqualificação).
45.1 Se após estes 3 critérios as equipas se mantiverem empatadas a vitória será atribuída à equipa com maior número de vitórias/pontos (em eventos FIBA).
45.2 Quando se verifique que uma das equipas empatadas teve na competição resultado de 0-2 ou que tenha cometido alguma infração cuja sanção possa ser esse resultado, ocupará de imediato a última posição entre todas as equipas com que esteja empatada.
- As equipas são ordenadas tendo em conta os pontos de classificação das equipas (soma dos pontos de ranking dos jogadores, antes da competição, no caso de empate a ordem é definida de forma aleatório.