Os Estados Unidos da América sagraram-se pela primeira vez na sua história campeões do mundo de 3×3, tal como a China que conquistou o título inédito no feminino.

De 18 a 23 de junho disputou-se em Amesterdão, o Campeonato do Mundo FIBA 3×3, prova que coroou os Estados Unidos da América como os novos campeões do mundo. A formação norte-americana arrancou a competição da melhor forma, começando logo com um triunfo sobre a poderosa Seleção da Sérvia, tónico que serviu para o resto torneio. Dos sete jogos disputados, a formação composta norte-americana saiu vitoriosa de todos.

Na final da prova o adversário foi a Letónia, que acabou por ceder e ficar com a medalha de prata (18-14). No jogo do terceiro e quarto lugar, Polónia e Sérvia lutaram por um lugar no pódio com os polacos a levarem a melhor (18-15). Estados Unidos, Letónia e Polónia disputarão em março o torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóqui 2020. O norte-americano Robbiel Hummel foi considerado o MVP da competição, enquanto que que Michael Hicks (Polónia) e Karlis Lasmanis (Letónia) integram a equipa ideal da prova.

No que diz respeito ao feminino, a China, primeira classificada do ranking, também concluiu a prova com um registo 100% vitorioso depois de bater, a final, a congénere da Hungria (19-13). Na luta por um lugar no pódio, a França foi superior à Austrália (21-9). Tal como no sector masculino, as três primeiras classificadas vão disputar a qualificação para o torneio Olímpico. A internacional chinesa JiaYin Jiang foi considerada a MVP do Mundial, tendo a companhia da húngara Cyesha Goree e da francesa Migna Touré na equipa ideal do torneio.